quarta-feira, 25 de julho de 2012

Análise do CD "Essência" de Jotta A.


Hoje estamos divulgando a análise do CD "Essência" do menino-fenômeno Jotta A. Essa análise tem um "gostinho" especial para o blog, pois é a nossa primeira análise.

Então, vamos ao que interessa, ok?!

O menino revelado no programa do Raul Gil foi contratado em novembro pela Central GospelMalafaia Music. Segundo os diretores da gravadora, o cd já sairia com 500.000 (quinhentos) mil cd's. Para um cd de estreia seria algo fenomenal. Expectativa total da capa do cd, das músicas e dos clipes.
Comecemos a análise pelo encarte do cd. Faz um tempinho que eu não via um capa tão elaborada como esta. Parabéns aos criadores!

Faixa 01 - A Maior Bandeira
A música diz que "a maior bandeira é a bandeira de Jesus Cristo, que ela não suja e é reluzente". A música tem apenas 1 minuto e 28 segundos, mas foi um estratégia muito bem pensanda pelo produtor, pois quando começa com o estilo "pop", "black music", e, quando termina a música, bateu uma vontade enorme de ouvir o cd inteiro. É praticamente um convite para ouvir o cd. Impossível não mexer o corpo com essa música. Destaque para o "back".

Faixa 02 -  Agnus Dei
A música que fez Jotta A. "bombar" no mundo, no youtube e nas redes sociais, veio com uma nova "roupagem", com um novo arranjo. Mas eu pensei que o produtor iria permanecer com os arranjos conhecidos na voz de Michael W. Smitch., mas que surpresa boa foi ouvir a música da maneira que ficou. O estilo adoração permaneceu. O violino fez toda a diferença. A música no melhor estilo louvor e adoração declara "Aleluia, Aleluia...Ao Senhor, poderoso Deus." Essa música merece vários "replay's".

Faixa 03 - Lágrimas 
A música começa com uma melodia que fizeram muitos bem aos meus ouvidos. A letra me fez refletir: "Lágrimas caem, e os sonhos se vão, a esperança se vai, Eu já não ouço mais Tua voz, Como, quando, onde e por que são questões que me impedem de Te ver". Logo depois compreendi que o refrão é fraco, não traz nada de novo: "Perto da graça de Deus me faz refletir, Os Teus caminhos mais altos que os meus, Os Teus pensamentos mais altos que os meus". O tíulo da música também não tem a ver com o refrão.

Faixa 04 - Quem sou eu?
Grata surpresa saber que o menino também compõe. Ele compôs essa música. "Batidinha legal", melodia interessante, gostosa de se ouvir. No início letra muito interessante: "Quem sou eu pra tentar te conquistar, Com meu jeito de falar, Com poemas e canções?". Mas logo depois percebo que a letra do refrão é fraca, não diz muita coisa. Me pergunto como pode uma música iniciar tão bem e se perder no refrão..."Mas há uma diferença, Quando é de coração pra coração, Mas há uma diferença, Quando é de coração pra coração"

Faixa 05 - Essência
A música que é título do cd, é a canção do CD. Ela é simplesmente espetacular. Maravilhosa! Me arrisco a dizer que é a melhor canção do cd. Interpretação marcante de Jotta A. Cantou com verdade. Nessa música a impressão que deu, é que ele fez "a lição de casa". Me fez lembrar o menino que chamou a atenção de todos no Programa do Raul Gil.  Forte candidata a ser a música que vai "bombar" nas igrejas, nos conjuntos dos jovens, etc. Vale ressaltar que Jotta A. derrapou na música apenas no final quando ele dá aqueles "berrinhos" que ninguém merece. Mas fora isso, é a melhor canção do cd. "A essência da sabedoria, que transforma a dor em alegria, Eu vejo um milagre acontecer, na manifestação do Teu poder, É o sobrenatural no mundo real".Essa música é a do tipo que você coloca para repetir diversas vezes, não enjoa e não consegue para de cantar e louvar. Os arranjos foram perfeitos !!!
Faixa 06 - Longe
A música começa com uma boa levada de piano. Mas é um tipo de música que não acrescenta em nada em um cd. É o tipo de música que "enche linguiça". O que salva nesta música é a interpretação de Jotta A. que diga-se de passagem errou em dar "aqueles gritinhos" que só Jesus na causa. O refrão diz: "O que poderá me afastar? Nada poderá me afastar do Teu amor!"

Faixa 07 - Dependente
Composição do Chico Xavier Gospel, Anderson Freire, os arranjos são muito bacanas, melodia muito gostosa de ouvir. Caiu muito bem na voz de Jotta A. Letra com conteúdo. "Por mais que eu cresça, sou uma criança, buscando no maior confiança, Sou aprendiz do agir de Deus em mim por toda a minha vida". Essa música vale um replay. Destaque para o "back".

Faixa 08 - Estou Contigo
A música que é carro-chefe deste cd tem uma letra surpreendente e uma interpretação emocionante. "Eu estou contigo, não te deixarei, Durante a noite, tua voz ouvirei, Passo a noite contigo pra te guardar, E, pela manhã, minha promessa em tua vida se cumprirá". Destaque positivo foi "back-vocal" (Parabéns Janeh Magalhães), e o destaque negativo foi  a parte alta da música em que o menino fez uma firula desnecessária.

Faixa 09 - Descansarei
Mas uma vez o produtor inovou com belos arranjos, mas o menino deixou a desejar em sua interpretação. Houve falhas vocais e de respiração. Prefiro ele cantando esta música no Raul Gil. A impressão que deu é que voz dele estava cansada de tanto cantar...Mas no final até que eu gostei...dá para o gasto!

Faixa 10 - O Extraordinário
 A música que também é o carro-chefe do cd, tem arranjo e letra estilo "pentecostal". Em alguns pontos a interpretação de Jotta A. é emocionante, mas em outros momentos, talvez por ser jovem demais, a voz do menino é fina, irritante e parece estarmos ouvindo uma menina cantando. Mas sua voz ainda vai amadurecer e ficar mais grossa.

Faixa 11 - Amor Maior
A música tem um arranjo simples e uma letra simples também. Sabe aquelas músicas para "encher linguiça"? Assim é essa música. Mais uma vez houve falha de respiração do menino. " O amor de Deus é maior, O amor de Deus é bem maior que de uma mãe, Nada pode ser melhor, nem se compara ao que já tem, é o afeto do pai". Poderiam ter capichado no cd de estreia do menino. Enfim...
Faixa 12 - O Teu Chamar
A música começa com uma letra muito interessante, e o arranjo é simples. O refrão é fraco: "Não me deixes esquecer o Teu chamar, A minha existência é para a Ti adorar, Só no Senhor salvo sou, Só para Ti devo render meu louvor". Acredito em uma coisa: todos estavam na expectativa do cd. Acho que o nome mais correto para o sentimento que tenho ao ouvir uma música como está é de decepção total.

Faixa 13 - Viverei
Arranjo simples, letra interessante e melodia gostosa de ouvir. A música vale mais pela bela interpretação do cantor. "Viverei teus planos, sonharei teus sonhos, Voarei tão alto quanto uma águia, Só pra Te encontrar meu Senhor".

Faixa 14 - Ajuda-me a seguir
Não gostei do arranjo, muito menos da melodia. A música diz: "Pois, em Jesus, avivo a minha fé
Retenho esperança, firme em oração, Pois onde houver dois ou três, Ali, Deus estará com você!" . A música não teve nada de especial. O menino simplesmente cantou e não apresentou nada de novo.

Faixa 15 - Vem com Josué lutar em Jericó (BATALHA DE JOSUÉ)
O cd termina com uma música com um novo e ótimo arrajo. Parabéns ao produtor! Música muito boa. A parte do "rap" ficou perfeita.
Ficou muito interessante e ótima a parte da "mini-ministração". Perfeito !


Vale a pena comprar este cd? Não sei! O dinheiro é seu e faz o que quiser...(aicomoeutôsempaciênciahoje).

Se eu pudesse pediria o meu dinheiro de volta, pois algumas músicas eu poderia baixar da internet.

Para toda a expectativa que foi criada em torno do lançamento deste cd, as músicas, melodias e os arranjos poderiam ser bem melhores. #Prontofalei.

Esperamos que este cd possa impactar vidas, salvar almas, etc, etc, etc...

  
Até a próxima análise queridos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário