quarta-feira, 25 de julho de 2012

Análise: Eyshila - Sonhos não têm fim


A análise deste cd da Eyshila começa com os comentários no que concerne à capa. A capa não ficou feia, mas faltou criatividade! Ah! Isso faltou e muito! Se os sonhos não têm fim, a criatividade nesse caso se findou faz tempo minha gente ou nunca houve mesmo. Aliás, as capas dos cds da Eyshila sempre foram bem "fraquinhas", mas o que importa é o conteúdo, não é mesmo? Ainda mais um cd o qual ela se despede do Reino Encantado da MK Music.
Aliás, na parte dos "agradecimentos" é notório a despedida da adoradora azeda da MK Music.
Quando eu ouço esse cd, eu lembro da passagem de Ezequiel capítulo 42 que fala das águas nos arteiros, nos lombos, etc. Parece que ela é a mesma de 15 anos atrás, não vejo crescimento musical (no sentindo de inovar, de ousar). Eu percebo que a Eyshila é sempre o mesmo estilo. Não tem ousadia (exceto o título do cd "Terremoto" e a música "Até tocar o céu"). Mas as músicas são sempre parecidas, bem como os arranjos. Algumas letras de sua autoria são bem bonitas, uma poesia para quem aprecia este estilo literário. Deus habita no meio do louvor, mas o "objeto" de origem da adoração é Ele. A adoração é para ele! Deus gosta de ousadia ! Lembram-se daquela mulher que quebrou o vaso de alabastro aos pés do Senhor. Quanta ousadia daquela mulher! Eu acho que Eyshila deveria ousar mais. Deus não se agrada de mesmice! #aicomoeutôcrente

Vamos ao que interessa!

Faixa 01 - Inexplicável
A música começa como se o cd fosse "ao vivo". Ráhh - Pegadinha do maladro, só pode !
Ao vivo coisa nenhuma. Daquele jeito que todo mundo sabe, né minha gente?
A música relata alguns milagres de Jesus e o refrão diz "Inexplicável Jesus".
Sinceramente a música tem váriossss "clichês", mas eu gosto de ouví-la. Eu sei que os meus ouvidos merecem mais, mas o que eu posso fazer? Gostei da música! (Oh my good!). O arranjo não tem muita novidade, mas eu gostei!

Faixa 02 - Liberdade
A música diz que "onde o espírito de Deus está, há liberdade", porém a letra é fraca, fraquíssima. Composição do deus-grego Emerson Pinheiro (lastimável). Nossos amados levitas teimam em gravar músicas que "enchem liguiça". Saudades dos tempos dos cds "Na casa de Deus" e "terremoto" (Nostalgia total!!!).
Quando eu ouço essa música, eu dou um "stop" e coloco rapidamente na próxima música . Que musiquinha chinfrin! ...

Faixa 03 - Sonhos não têm fim
Composta pela nossa adoradora azeda, é a melhor canção do cd. Letra, arranjo, melodia, back, os agudos...tudo muito perfeito. Gostosa de ouvir...
O refrão declara: "Sonhar ainda vale a Pena, Esperar e confiar em Deus. Aquele que tem sonhos infinitamente maiores que os meus. O final é mais que o começo, Conquistar tem sempre um alto preço". A impressão que dá é que a cantora está cantando com verdade, com sinceridade, com unção, com autoridade mesmo ela tendo aquele timbre. Eu considero uma música profética. Essa música merece vários "replays".

Faixa 04 - Voltando Pro Lar
Eu não entendi nada dessa música. Se alguém entendeu por favor, explica para mim, porque o meu "tico e teco" tiraram férias. Esta música é complexa de mais para minha pessoa. Não sei de fala do "Ide", de "missões", de "chamado de Deus". Mas o pior disso tudo é que eu gosto da melodia. Música composta por Emerson Pinheiro e Livingsthon Farias. Aliás o Livingsthon gosto de compor umas músicas meio esquisitas (eu acho que é muito liberdade poética!!! Só pode!!!). Enfim, a música é gostosa de se ouvir...mas que a música não acrescenta em nada, isso é! Confesso que eu ponho essa música para repetir...
O refrão diz: "O melhor de ir é poder voltar, E então cuidar do que Deus me deu, Vou zelar por mim me amando mais, Ter os pés no chão Ver o sol se pôr..."

Faixa 05 - Creio em Ti
Gostei muito da letra e da melodia. Acho que esse tipo de música que fica bem no timbre e no tom da Eyshila. A música te faz refletir, ela mexeu comigo, me aproximou de Deus em meus momentos de louvor e adoração. Interpretação emocionante da cantora. A música diz que devemos crer em diversos momentos de nossa vida, e o refrão declara : "Eu creio em ti".
Além de "Sonhos não têm fim", essa música é uma forte candidata para "bombar" nas igrejas. A ministração é muito legal. "Gosti". Música perfeita!

Faixa 06 - Tú és meu Deus
O interessante é que a música, digamos, é a continuidade da faixa anterior, "Creio em ti". O ambiente de adoração permanece e, quando você percebe está adorando ao Senhor.
Gostei um pouco da letra e dos arranjos. Com certeza merece "replay". O refrão diz: " Tu és o meu Deus, Sempre cuidas de mim, E me cobres de amor, Tu és o meu Deus, Nada me faltará, Só em ti minh'alma descansará." Nada mais a declarar...(perfeita!!!)

Faixa 07 - Nunca me deixou
Esta música é uma versão da música "You Never Let Go". Eu gostei da letra, dos arranjos, da interpretação da Eyshila. O refrão diz: "Oh, não, nunca me deixou, Na tempestade ou na paz, Oh, não, nunca me deixou, Quando bem ou quando mal, Oh, não, nunca me deixou."
Simplesmente eu gostei da música...merece "replay".

Faixa 08 - Santidade
Confesso que eu tive que ouvir várias vezes para eu entender a temática desta música. O arranjo é aquela coisa de sempre, sem nenhuma novidade. A letra é um pouco interessante, mas vamos combinar que tinha música melhorzinha para Bruna Karla participar. Enfim, vão entender esses levitas. Aliás, Eyshila é muito esperta. Qual a cantora que "bombou" em 2010/2011? Bruna Karla, por isso a convidou para participar.   O refrão diz "Santo, santo, Esse é o meu maior chamado, Para isso eu fui gerado, Santo, santo, Essa é Tua vontade, Que eu viva em santidade".
Faixa 09 - Lugar de comunhão
Quando eu ouvi esta música, a sensação foi de " já ouvi essa música em outro cd", e foi isso mesmo. A música é demasiadamente parecida com "casa de bênção" do cd "Terremoto".
A melodia e a letra são bacanas. Eu gostei um pouco...só um pouco. O refrão declara "Que a minha casa seja sempre um lugar de comunhão, Onde os profetas do Senhor sejam bem-vindos"

Faixa 10 - Basta um olhar
Esta música não tem grandes novidades, tanto nos arranjos quanto na letra. Musiquinha chata...
O refrão diz "Basta um olhar para arrebatar, Toda minha dor e sarar meu coração, Jeová Rafá vem me socorrer". Eyshila poderia aproveitar para fazer um cd de despedida tão bacana, mas prefere encher-liguiça, aliás, todo cd desses levitas tem música enche-linguiça, raramente você encontra um cd que é bom por completo, todas as faixas, etc.

Faixa 11 - Sonhos Perfeitos
Confesso que quando ouvi essa música a 1ª vez, eu odiei. Mas depois fui letrar a letra, meditar, refletir, e cheguei à conclusão que a música até que é bonita. Os arranjos não tem nada de novo, mas a letra é muito boa. É um tipo de música que você "voa", começa refletir sobre os seus sonhos, e põe "replay". A canção con ta a participação especial do Jairo Bonfim. Interpretação de Eyshila e Jairo foram extremamente espetaculares e os agudos foram fundamentais para música. Parabéns! Parceria de sucesso! O refrão diz "Vem substituir meus sonhos guardados no peito, Só o senhor tem o melhor pra mim, Vem substituir os planos que vida traçou do seu jeito, Pois somente os teus são os perfeitos". Essa música merece um replay!
Faixa 12 - Eu te adorarei
Eu acho essa música chata. Acho a letra pobre, mas o arranjo é mais pobre ainda. A letra tem uma letra de adoração, e, eu acho que o arranjo não "casou" com a letra. O refrão declara "Eu te adorarei, Toda glória, toda glória a ti". Stop! Vamos para a próxima faixa.

Faixa 13 - Jesus e Eu
Vamos combinar que essa música é muito chata! Que horrendo aquele "tecladinho" no início. Eu pulei logo para a derradeira música. A Eyshila tem ótimas e maravilhosas composições, mas essa música deve ser do início do ministério dela...lá dos tempos do "Altos Louvores". Esse cd sendo o último pela MK Music, merecia músicas melhores. O refrão diz "Jesus e eu, E nada mais, Amor acima da razão, Jesus e eu, E nada mais, Amor que muda a direção".
Os meus tímpanos merecem coisas melhores !!!

Faixa 14- Viverei Teus Sonhos
Primeiramente a Eyshila quis imitar o cd "Terremoto", "Nada pode calar um adorador" e "Nada pode calar um adorador", pois nestes cds ela começou e encerrou o cd com louvores agitados, com o cd "Sonhos não tem fim", não foi diferente.
A letra não tem nada de novo. Mesmo com alguns "clichês", a sensação é que eu já ouvi esse arranjo em alguma música da EnjooEyshila. Hahaha...
Mas num todo, eu gostei da música!
O refrão tem tudo a ver com o nosso blog: "Eu canto, danço, pulo, Em Tua presença, Grito, NINGUÉM VAI ME PARAR, EU NÃO VOU PARAR." 

O blog percebeu que aos 56s (ciquenta e seis segundos), 57s (cinquenta e sete segundos), 2m 23s (dois minutos e vinte e três segundos) e em 3m 14s (três minutos e catorze segundos) de música existem falhas, é como se fosse um "assobio". Ouçam e reparem!!! Aliás, esses "assobios" aparecem em vários momentos da música sendo imperceptíveis. Eu sei que é a captação do "ao vivo", mas esse assobio é de forma ilosada.
Será que o produtor não ouviu isso? Lastimável. Mas isso não tirou o brilho deste louvor. Eu gosto deste louvor e merece vários "replays".

Vale a pena comprar? Eu acho que os Eyshilianos devem comprar, afinal, é o último cd da Eyshila pela MK Music. Agora se você não curte as músicas da Eyshila, recomendo você baixá-las da internet.
Enfim, até uma próxima análise queridos!!! SHALOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário