quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cantor do "Oi, oi, oi", de Avenida Brasil, já cantou música gospel


Robson Moura negocia disco com gravadora e vai ao Criança Esperança

Publicidade











O refrão 'Oi, oi, oi´, da música de abertura da novela Avenida Brasil, caiu na boca do povo. Mas você sabia que a voz do hino do kuduru é de um cantor evangélico e que já trabalhou com o gênero gospel? O paulistano Robson Moura, de 31 anos, é maestro formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e trabalhou como ator e dançarino. Em conversa com O Fuxico, ele contou as novidades de sua carreira com o sucesso da música Vem Dançar com Tudo.

”Vou cantar no próximo Criança Esperança. Estou também negociando com uma gravadora o lançamento de um disco de pop rock até o final de agosto”, revelou.
Robson trabalhava em um estúdio em São Paulo gravando jingles para comerciais, quando uma amiga produtora o indicou para um teste na Globo. Tratava-se da música de abertura de Avenida Brasil. E sua voz agradou em cheio a direção da novela.
”Eu cantava com uma banda em bailes, eventos, formaturas. Faço de dois a três shows por mês. Agora como minha está muito caracterizada com a música da novela, não faço mais jingles”, disse.

Sua passagem pelo gênero gospel foi como tecladista e back vocal (vocal de apoio) de nomes da música religiosa como Katsbarnea, Paulinho Makuko e Banda Rara. Mas Robson afirmou que, neste momento, pretende separar sua fé de sua carreira.
“A música foi criada por Deus, mas uma coisa é a minha religião, quando canto como uma oferta a Deus, e outra coisa é minha profissão, que é entreter o público”, observou Robson, que freqüenta a Igreja Batista de Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

Questionado se o fato de kuduro ser apresentado na abertura da novela como uma dança erotizada não traz algum problema com a igreja, Robson discordou de que o ritmo estimule o sexo.

“Não acho o kuduru erotizado. É diferente da lambada. Procuro fazer as coisas com meus princípios. Não é minha a responsabilidade pelo o que as pessoas fazem por causa da música”, comentou.

A música Vem Dançar com Tudo é uma das versões existentes sobre a canção original Vem Dançar Kuduro – uma delas foi gravada por Latino. O kuduru é um gênero musical e um estilo de dança com semelhanças à lambada, ao forró, à cumbia, à rumba. O kuduru surgiu em Angola e explodiu na periferia de Portugal, graças ao cantor Lucenzo. A versão do porto-riquenho Don Omar, com participação de Lucenzo, foi a que fez estourar o hit no Brasil.

Esse sucesso da novela provocou situações raras nas lojas. ”Fiquei sabendo que na Livraria Saraiva esgotou. Nas Lojas Americanas, ficou entre os dez mais vendidos. Devido à greve na Zona Franca de Manaus, até faltou CD. Uma segunda remessa de produção foi encomendada”, contou Robson. Ele fatura com os direitos de execução da música, mas não pode comercializar a canção, que pertence à Som Livre, gravadora da Globo. Nos shows que faz, Robson obviamente canta seu primeiro hit.

“Mas meu disco não será um disco de um cantor de kuduru. O Brasil tem cerca carência de artistas pops: ou é sertanejo, ou é pagode, ou é bossa nova ou MPB. Quero preencher essa lacuna e trabalhar com pop latino”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário